domingo, 23 de março de 2014

Estudo da Revista Espírita de Allan Kardec

Olá pessoal,

Hoje (23/03/2014) começou mais uma etapa importante no Recanto de Paz. O estudo Sistemático da Revista Espírita, publicada pelo Sr. Allan Kardec de Janeiro de 1858 até Abril de 1869.

Todos estão convidados à participar, mas para tanto precisam ter lido a codificação e se comprometerem à ler previamente os textos que serão estudados em cada encontro, pois este é um grupo de estudo onde todos são responsáveis pela construção do conhecimento, não havendo a relação professor/aluno.

Os encontros serão no quarto domingo que cada mês, das 8h às 11h e cada encontro será dedicado ao estudo de um mês de publicação.

A Revista Espírita é atualíssima e seu estudo é fundamental para quem deseje aprofundar conhecimentos acerca desta "...ciência que estuda a origem, a natureza e o destino dos Espíritos, bem como a relação existente entre o mundo corporal e o mundo espiritual." (KARDEC, 1859).

Que não se pense que o conhecimento será aqui um fim em si mesmo e que este estudo sirva à vaidade tola que mais produz disputas intelectuais do que homens de bem, pois o objetivo dever ser sempre o do progresso moral do homem, como muito bem acentua o codificador na introdução da primeira publicação:

"Nossa Revista será, assim, uma tribuna livre, mas onde a discussão não  deverá jamais desviar-se das leis, as mais escritas, das conveniências. Em uma palavra, discutiremos, mas não disputaremos."... "Em suas instruções, os Espíritos Superiores têm, sempre, por objetivo excitar, nos homens, o amor ao bem pela prática dos preceitos evangélicos; nos traçam, por isso mesmo, o pensamento que deve presidir à redação dessa coletânea." (KARDEC, 1858)

Após a desencarnação de Kardec em 31 de março de 1869, a Revista teve sua continuidade sob à responsabilidade do Sr. Armand Theodore Desiens, sendo que o mês de abril o codificador já havia concluído previamente.


1. Allan Kardec - O que é o Espiritismo, Paris, 1859 (28ª Ed. LAKE.

2. Allan Kardec - Revista Espírita, Paris, Janeiro de 1858 (1ª Ed. - Junho de 2003 - Mundo Maior Editora;

Nenhum comentário:

Postar um comentário